Resenha - Lendo Lolita em Teerã


"A arte não é mais esnobe ou covarde. Ela ensina os camponeses a usar tratores, concede poemas líricos aos jovens soldados, desenvolve tecidos para as fábricas de vestidos, escreve paródias para o teatro das fábricas, serve a uma centena de outros ofícios. A arte é útil como o pão."

Mais um livro excelente lido!
A primeira vez que vi esse livro, foi ano passado no Skoob. Só pelo título, "Lendo Lolita no Teerã", da iraniana Azar Nafisi, Editora BestBolso e já fiquei interessadíssima! 
Adoro livros que tratam da literatura e do seu poder para mudar um estilo de vida, uma sociedade, um país - de abrir os nossos olhos para o que está acontecendo dentro de casa e fora dela também (como o quote de abertura da resenha exemplifica).
E esse livro é tudo o que sempre estou procurando e é o resultado de uma resistência necessária, em um país que tirou praticamente todos os direitos das mulheres - mas sobretudo, de uma resistência literária.
Aqui, Azar vai trabalhar obras como "Lolita", "Orgulho e Preconceito", "Madame Bovary", e de autores como Henry James, Fitzgerald, entre outros. Ela, uma professora da Universidade do Teerã, trará aqui encontros secretos com oito mulheres (que tinham sido suas alunas), para estudar essas obras já citadas e outras, que depois da revolução islâmica liderada pelo aiatolá Khomeini, em 1979, foram censuradas e proibidas de serem lidas, podendo até ser preso quem carregasse um volume desses livros. Ela também irá nos mostrar como essa "revolução" (revolução entre aspas, porque não necessariamente significa algo bom e positivo) começou, e como os direitos das mulheres foram sendo retirados.
Esse é um livro forte, pois mostra como um exemplar pode ser símbolo de uma resistência, de um protesto silencioso, mas muito forte. De como a literatura é importante e que todos deveriam ter acesso à ela, pois com ela ficamos menos alienados. Mas também é uma leitura muito triste, pois vemos tudo o que essas, e muitas outras, passaram na mão de ditadores cruéis (tem como um ditador não ser cruel?) e conservadores. Um cacho de cabelo escapou do véu  (que infelizmente não sei o nome correto utilizado no Irã)? É motivo para ser presa, e até torturada! As unhas estão um pouco compridas? Motivo para ser presa. Não importa idade nem cor. Deu "motivos"? É presa.


"Naquele dia, durante o último tempo de aula de ciências, a diretora e a professora de moralidade entraram na sala e disseram às meninas para colocarem as mãos sobre as carteiras. Toda a turma foi levada para fora da sala, sem qualquer explicação, suas mochilas foram vasculhadas à procura de armas e contrabando: fitas cassetes, romances, pulseiras da amizade. Seus corpos foram examinados, as unhas inspecionadas. Uma das alunas, uma menina que voltara dos EUA com a família no ano anterior, foi levada à sala da diretora: suas unhas estavam muito compridas. A própria diretora as cortou, tão curtas que sangraram. Negar vira a menina no pátio da escola depois que foram liberadas, ela aguardava a hora de voltar para casa. A professora de moralidade estava ao lado dela, desestimulando outras estudantes a se aproximarem. Para Negar, o fato de nem sequer poder chegar perto da amiga para consolá-la foi tão ruim quanto o trauma de ter sido revistada. Ela continuava repetindo: Mamãe, ela não conhece todas as nossas normas e regras, acabou de chegar dos EUA. Como acha que ela se sente quando nos forçam a pisar na bandeira americana e gritar "morte aos EUA"? Enquanto eu a embalava e enxugava a mistura de suor e lágrimas da sua pele suave, ela repetia: Eu me odeio, me odeio."


Este é um livro poderosíssimo e que deveria ser lido por todo mundo, não importa gênero, cor, idade ou crença religiosa. Ninguém deveria ter seus direitos retirados, e por isso obras como essa são tão importantes.
O meu livro está lotado de marcações, e infelizmente não poderei colocar todas, mas bem que queria. Mas acredito que essas duas que coloquei na resenha (sendo uma bem grande, reconheço) são maravilhosas e representam bem o que é esse livro. Portanto, se não forem cansar, não pulem elas. Só peço isso.
Infelizmente, li ele durante minhas idas e vindas da faculdade, e em algum dia, na hora de guardar na mochila, a capa amassou um pouco e fiquei bem triste com isso. Mas são coisas que acontecem.
Sobre a edição, ela é de bolso, bem simples, e em alguns momentos, principalmente no começo, achei a tradução um pouco ruim, mas depois não percebi tantos erros.
Acho que já perceberam como eu adorei esse livro, né? E por isso terminarei mais uma vez recomendando ele e realmente espero que vocês possam ler, pois "Lendo Lolita no Teerã " é daqueles livros para ficar para sempre na sua estante!

Conheciam o livro? Conhecem outros livros desse tipo? Escrevam ai embaixo, que ficarei muito feliz de conhecer novas histórias!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

41 comentários

  1. Gente que livro mara. Já quero, nossa a literatura é poderosa né, assim como nós mulheres, a união das duas então nem se fala. Já anotei para adquirir.
    Beijuh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      SIM! O que a literatura pode fazer é impressionante e quando é escrito por uma mulher tão maravilhosa como a Azar é incrível!
      Bjss

      Excluir
  2. Apesar de toda dramática que envolve esse tipo de leitura, ela se faz necessária, pois infelizmente é realidade de muitas mulheres que vivem sobre o regime do opressor iraniano. Não conhecia o livro, mas só pelas anotações escolhidas para compor a resenha já mostra o quão impactante deve ser a leitura. Recomendação anota e obrigada por partilhar isso.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Exatamente! Apesar de ser triste, é extremamente necessário termos livros como esse.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Bjss

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Confesso que não tinha visto nada sobre esse livro até o momento. Que pena que marcou a capa, mas como você disse, apesar de nos deixar chateadas, são coisas que acontecem.

    Gosto bastante de livros que nos levam a reflexão, que nos fazem parar e olhar pro nada só para ficar pensando,e você conseguiu me deixar com a sensação de que esse livro pode fazer isso. Dica anotada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Infelizmente aconteceu, mas o mais importante é o que está escrito nele.
      Além dele fazer a gente pensar, faz também a gente querer lutar para mudar a nossa situação, por pior que ela seja.
      Muito obrigada por comentar!
      Bjss

      Excluir
  4. Oiee, que livro interessante. Eu não conhecia, mas tem boas referências literárias, com livros importantes e a trama parece intensa mesmo e bem trabalhada. Não é um livro que leria no momento, mas gostei da indicação e da resenha.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Além de trazer ótimos livros, até como indicação, ele também nos mostra como as histórias podem mudar sociedades.
      Bjss

      Excluir
  5. Oi Karini!
    Fico feliz que tenha gostado da resenha e da dica.
    Além de arrasadora, é espetacular e necessária.
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa que me chama muito a atenção em uma indicação de livro é quando o crítico / blogueira diz que o livro deveria ser lido por todo mundo. Sendo assim, já quero ler porque sei que o livor pode agregar bastante. Valeu pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Realmente chama a atenção. E acredite, esse merece muito ser lido por todo mundo.
      Bjss

      Excluir
  7. Oi! Achei super interessante, e triste ao mesmo tempo, como algo tão ' banal ' e que deveria ser visto com a maior naturalidade, que é ler, ser algo proibido e julgável de punição. Fico sempre interessada quando me deparo com alguma obra como essa, que mostre uma realidade tão próxima porém tão diferente e inigualitária como essa. Achei a dica maravilhosa!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Sim, é realmente muito triste saber que ainda existem países em que ler é considerado um crime.
      Fico feliz que tenha gostado!
      Bjss

      Excluir
  8. Olá!
    Essa leitura deve ser bem intensa, realista e reflexiva. Adoro quando no final meu livro fica cheio de marcações, assim sempre posso reler as partes que me marcaram.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      O livro é tudo isso mesmo. E o meu ficou com diversas marcações, e percebemos nesse detalhe como a leitura foi boa.
      Bjss

      Excluir
  9. Oi!

    UAL! Esse livro era totalmente desconhecido para mim e eu fiquei MUITO curiosa, só pelo título. Eu também gosto bastante quando podemos ler livros que nos mostram o poder da literatura, nesse caso, como ela afetou no oriente médio e nas mulheres. Fiquei bem interessada e sua resenha me deixou mais ainda! haha

    beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!
      A autora consegue passar muito bem a situação do país e das mulheres que vivem nele.
      Muito obrigada pela leitura!
      Bjss

      Excluir
  10. Oie!

    Eu não conhecia essa obra, mas gostei da proposta dela, estou querendo faz tempo ler algo diferente, de outros escritores e acho que essa obra será uma boa pedida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay!
      O livro é bem diferente, mas muito interessante e necessário.
      Bjss

      Excluir
  11. Olá,

    Confesso que esse livro não faz muito meu tipo, sobretudo no momento, por estar priorizando leituras mais leves. Contudo, a premissa desse livro é ótima, me parece ser o tipo de livro que vai abrir ainda mais minha mente e me fazer refletir sobre os assuntos abordados.

    beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne!
      Realmente esse livro é um pouco mais pesado. Mas, também nos mostra uma situação bem diferente da nossa, e que infelizmente existe.
      Bjss

      Excluir
  12. Oie!!
    Nossa esse é aquele tipo de livro que realmente deve mexer com a nossa cabeça e nos faz pensar e refletir sobre tudo. Não conhecia a obra, mas apesar de tudo o que disse, acredito que ele não seja muito o meu estilo de leitura, sabe? Estou bem mais focada em livros mais leves e pra distrair mesmo, sabe?

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara!
      Se você quer uma leitura mais leve, esse com certeza não é o livro. Mas acho essencial para todo leitor, ler ele alguma vez.
      Bjss

      Excluir
  13. Oie, tudo bom?
    É bizarro, no tempo em que nos encontramos hoje, mulheres ainda sejam proibidas de fazer qualquer coisa. Ainda mais quando a coisa em si é a leitura. Imagino ser mesmo um livro fortíssimo, e necessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Muito bizarro ainda ter lugares em que mulheres são proibidas de fazer qualquer coisa, incluindo a leitura. Além de ser fortíssimo, para mim o mais importante é o quão necessário ele é.
      Bjss

      Excluir
  14. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa para conferir a história desta mulher corajosa, com seus encontros escondidos para ensinar sobre livros para nós inofensivos, mas, que para um governo opressor é uma ameaça na mão de mulheres.
    Já coloquei na lista de futuras compras e espero poder ler em breve! Amei demais sua resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Polly!
      Foi o que eu disse. A gente não imagina a força de um livro, ainda mais contra um governo opressor.
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      Bjss

      Excluir
  15. Que peninha que a acapa amassou, também já aconteceu muito isso comigo, hoje em dia eu enrolo o livro em um paninho! HahahHa
    Não conhecia o livro e fiquei impressionada com sua relevância. Realmente as mulheres nessas áreas são muito subjugadas, maltratadas e humilhadas. Achei bem interessante esse clube de discussão, essa válvula de escape que elas tinham. Realmente todos deveriam ter acesso à literatura e é triste ver que em muitos lugares a simples leitura de algumas obras é um ato criminoso.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires!
      Fico muito triste quando isso acontece, porém não gosto desses paninhos, então o jeito é correr o risco mesmo.
      Com certeza é um livro extremamente importante para vermos o que algumas mulheres passam.
      Bjss

      Excluir
  16. Olá!
    Não é um tipo de leitura que eu tenho lá costume de fazer, mas tudo que nos proporciona conhecer um pouco que seja de outra cultura já é valido. Eu me imagino no lugar dessas mulheres, como deve ser dificil tirar os seus direitos e enxergar somente os deveres. Imagina você não poder ter um exemplar de um determinado livro que você gosta realmente deve ser algo horrivel. Achei interessante essas mulheres se encontrarem para falar sobre a literatura. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Exatamente! Fico pensando como elas conseguem viver sem seus direitos a ponto de nem poderem ler um determinado livro. Muito triste!
      Bjss

      Excluir
  17. Olá, tudo bem Carolina?

    Confesso que não conhecia esse livro, parece ser uma leitura instigante, reflexiva e muito boa. Gostei da sua resenha, vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas eu já quero ele pra ontem, eu gosto muito de livros que contenham mulher fortes e que lutam contra as adversidades, elas sempre me inspiram e tenho certeza de que com esse livro não vai ser diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana!
      Terminei de ler o livro com a sensação de que não importa o quão ruim esteja a situação, o quão ameaçador é a sociedade em que vivemos, sempre podemos mais algo mais. Muito inspirador mesmo.
      Bjss

      Excluir
  19. Oi Carolina! Tudo bem?
    Cheguei no final da leitura dessa resenha me sentindo muito mal mesmo porque eu me pergunto ainda hoje como é possível existir essa barbaridade no Irã. Me dá raiva saber que, em nome de religião, as pessoas cometem umas barbáries de revirar o estômago. Até mesmo a cultura, que deveria ser compartilhada por todos como uma coisa benéfica, é afetada de modo tão negativo a ponto de nem mesmo uma veste escapar de ser mal falada.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      É muito triste saber que existem países em que as mulheres passam por isso. Então somos duas - muito da minha raiva pelas religiões é essa.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  20. Só pra constar, o nome é véu. Em outros países pode ser burca ou hijab.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu não leio muito livros assim, mais por falta de oportunidade do que por falta de interesse. Eu concordo completamente que é um tipo de história que devemos ler independente da cultura ou crença. A luta das mulheres, principalmente nessa região, é algo inspirador, mas também muito triste. Eu nem consigo imaginar como é viver sem direitos e ainda há pessoas que não acreditam nessa luta. Dica anotada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara!
      Exatamente! Livros como esse são extremamente importantes.
      Fico feliz que tenha gostado da dica.
      Bjss

      Excluir