Resenha - Alameda dos Pesadelos


"A vida é um círculo. Na verdade, acho que tenho uma definição melhor. A vida é um jogo de tabuleiro; daqueles que você joga o dado e anda uma, duas, cinco casas. Se você não aprender o que tem que ser aprendido na vida, vai ser obrigado a voltar ao início e tentar de novo até conseguir. Se você teimar nos mesmos erros, vai ter que voltar ao início do tabuleiro."

Para o Desafio dos Nacionais do mês passado, tinha escolhido os livros da Karen, "Inverso" e "Reverso" (que inclusive já tem resenha AQUI). Há dois meses participamos de um evento da ABERST feito para o Dia das Mulheres, e a Karen estava lá. E quando descobri que ela tinha feito mais algumas tiragens de "Alameda dos Pesadelos", fiquei doida, pois ele estava na minha lista fazia um bom tempo, e como o livro não tinha mais edição físcia, ficava um pouco difícil de ler (mesmo tendo no Kindle, sempre acabo lendo muito devagar nele). E como já estava lendo os livros dela, decidi colocar esse também e assim já lia tudo da Karen, rsrs.
Aqui, vamos acompanhar o dia-a-dia sem graça de Vivian, uma mulher solitária, que tem como única companhia seu pai e seu filho. Até que um dia, voltando do trabalho, Vivian presencia um acidente no qual uma pessoa acaba morrendo. Depois disso sua vida vira um pesadelo: ela começa a ver um homem do seu passado que ela jurou nunca mais encontrar. E o pior? Ele quer vingança!
Até que ponto é realidade ou alucinação? O que separa vida real da imaginação? Para descobrir, e principalmente, conseguir escapar desse terror, Vivian terá que descobrir quais foram os seus erros e conseguir aceitar a própria culpa.
Tenho que admitir que demorei um pouco para ler esse livro, mas a culpa não é da Karen, é porque ultimamente não estou muito no clima de ler muitos livros. Mas uma noite, decidi que tinha que acabar ele logo e li praticamente ele inteiro em 4, 5 horas.
Vivian é uma personagem muito bem construída - inclusive, esse é um ponto forte da Karen, todos os seus personagens são muio bem construídos - e quanto mais vamos lendo, mais vamos sabendo do seu passado, dos seus erros e acertos também.
Gabriel, que vamos descobrir quem é, até o final, não tem como suportar ele. Depois acabamos entendendo o porque que ele fez o que fez, mesmo sendo errado.
O livro tem o seu suspense, principalmente no começo, quando ainda não entendemos o que está acontecendo. Tem uma cena no qual a Vivian está "presa" em uma casa, que é aterrorizante. Mas não é um livro para dar medo. Na verdade, está mais para uma história que nos mostra que temos que aceitar nossas culpas e erros, com uma forte pegada na religião, no sentido das imagens do Céu e Inferno serem bem importantes.
Teve pontos que gostei bastante, mas ainda acho "Inverso" e "Reverso" melhores.

Já leram? O que acharam? Comentem ai embaixo!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

28 comentários

  1. Não conhecia a obra, não consegui muito bem captar qual a narrativa do livro, mas por ser nacional e de uma escritora talvez eu desse uma chance como forma de incentivo!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia!
      Me desculpa se não deixei muito claro qual é o enredo do livro. Mas ele tem uma pegada mais de suspense.
      Tomara que goste da leitura!
      Bjss

      Excluir
  2. OI Carol, quando vi o titulo achei que tivesse uma pega de terror, mas fico feliz por não dar medo, porque eu prefiro assim rs Boms aber das pegada religiosa também, parece uma trama interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Rsrs, te entendo. Terror não é um gênero que agrada todo mundo. Ele tem uma pegada mais pro suspense, mas em nenhum momento dá medo.
      Bjss

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, mas gosto dessas premissas que brincam com o psicológico do personagem nos deixando imaginando mil coisas. Adorei saber do suspense inicial e da cena aterrorizante, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ele consegue brincar com essa questão do psicológico de um jeito bem bacana. A cena aterrorizante foi, para mim, a melhor cena do livro.
      Bjss

      Excluir
  4. Oiiii, eu também não conhecia o livro e ainda não li nada da autora, apesar de querer ler 'inverso'. Sobre este livro em questão, confesso que não chamou muito minha atenção, mesmo você apontando que os personagens são muito bem construídos. Enfim, apesar de tudo espero que mais pessoas possam ter a oportunidade de o ler. Curti seu texto.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!
      Como disse na resenha, ainda acho Inverso melhor.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  5. Confesso que fiquei curiosa com Inversos e Reversos... rs Mas achei o enredo deste aqui também relevante e quero conhecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Como comentei na resenha, ainda achei a duologia melhor, mas esse tem uma premissa também interessante.
      Bjss

      Excluir
  6. Eu nunca li nada da autora, mas depois de conferir suas considerações sobre essa obra fiquei bem animada para fazer isso. Adorei o enredo, e acho que vai ser uma leitura bem rápida mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Recomendo demais qualquer livro da Karen, pois mesmo esse não sendo o meu preferido, ela escreve super bem.
      Bjss

      Excluir
  7. Oi!
    Eu tendo a ter poucas leituras de thrillers e suspenses, porque acabo me conectando pouco com os personagens. Mas gostei dessa história e fiquei curiosa com essa cena final aterrorizante, rs. Anotei a dica para quando tiver vontade de ler o gênero!

    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!
      Essa cena é bem interessante de se ler, rsrs. Espero que goste da leitura.
      Bjss

      Excluir
  8. Nao conhecia o livro e achei sua dica bastante interessante. Imagino o quanto ele te envolveu pra voce o ler tão rápido. É uma delicia quando a autora constrói personagens tão bem né? Dica mais do que anotada e espero ler assim que possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara!
      Realmente, quando peguei de verdade para ler, li muito rápido. Adoro! Para mim, é um ponto muito importante e mostra a qualidade (ou não, na falta) do autor.
      Bjss

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas já ouvi vários elogios para a escrita da autora. Confesso que, apesar de ter achado o enredo original, não é o tipo de leitura que me atraia muito.
    É um livro que foge totalmente do meu estilo e confesso que saber que tem essa pegada de certa forma religiosa me incomoda um pouco.
    Enfim, vou passar a dica desta vez, mas que bom que você curtiu a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      A escrita da Karen é ótima. Essa pegada meio religiosa também não achei o ponto mais forte do livro, mas para alguns leitores pode ser mais interessante.
      Bjss

      Excluir
  10. Oi! Não conhecia a autora o livro e achei legal a premissa. Gosto bastante de suspenses, embora pelo que você disse, esse não é totalmente um suspense, no sentido amplo da palavra. Achei curioso o modo como a personagem começa a ver as coisas e questionar sua sanidade, e fiquei mais curiosa pra saber o que aconteceu que fez ela se sentir tão culpada, e quem é esse Gabriel, o que ele quer? Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      O livro é um suspense, mas não daqueles que nos dão medo. Nesse quesito, ele é bem de boa. Adoro personagens que não sabemos se podemos confiar. E esse Gabriel dá muita raiva.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  11. Nunca li esse livro. Na verdade, nunca li nada da autora e só a conheci através do seu blog quando li a resenha de Inverso/Reverso e fiquei bem interessada nos livros.

    Que a capa me deixou com medo não dá para negar!kkkkkk... E o título também me deixou com um pé atrás (sinto medo de histórias de terror), mas conforme fui lendo sua resenha deu para notar que ele não se concentra tanto no terror, que é mais um suspense talvez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luna!
      Fico muito feliz que tenha se interessado pelos livros.
      A capa é lindíssima! Isso mesmo. O foco do livro é o suspense, tanto que ele não dá medo.
      Bjss

      Excluir
  12. Olá!
    Fico louca com essas dicas. Não conhecia a trama, mas se tem suspense e mexe com meu psicológico, já quero.
    Sua resenha está muito instigante e com certeza ficaria com pé atrás com o Gabriel.
    Vai pra lista com certeza.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      E o suspense é muito bem construído! Que raiva do Gabriel...
      Fico feliz que tenha gostado da dica.
      Bjss

      Excluir
  13. Olá,

    Confesso que não curto história voltadas para religião, por achar que é algo muito pessoal, mas a premissa desse é instigante. Essa coisa de não saber se é realidade ou não é muito interessante, se surgir uma oportunidade darei uma chance a obra.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne!
      Mas a parte religiosa é pequena, e aparece mais simbolicamente no final.
      Bjss

      Excluir
  14. Pelo título eu não leria, mas a sua resenha me esclareceu a premissa do livro e por ter ter um aprofundamento de terror, fiquei curiosa com o enredo. Quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Muito obrigada pelo comentário e fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Bjss

      Excluir