Resenha: O Androide - #OlharNosNacionais


" - Os homens são bestas que não merecem viver mais neste mundo. Eu fui uma prostituta. Vivia para lhes dar prazer. Eu descobri em poucos dias que eles eram animais sem sentimento, imundos, egoístas, capazes das maiores atrocidades em busca de prazer. Eles batiam, violentavam, estupravam e matavam muitas mulheres. Eu fui criada para que eles pudessem fazer tudo isso e não fossem presos."

Primeira resenha do blog referente ao nosso desafio #OlharNosNacionais!
Eu adoro distopias, mas tirando elas, nunca tinha lido um livro de ficção cientifica. No entanto, eu adoro o filme "Eu, Robô", e ano passado assisti a resenha da Tati Feltrin sobre esse livro, "O Androide", do Paulo de Castro (Ed. Novo Século) - que é uma ficção cientifica - e fiquei doida para lê-lo. Tanto que foi o primeiro livro que escolhi para colocar no nosso desafio!
A premissa do livro é a seguinte: os homens (e quando digo homens, estou referindo-me aos humanos), começaram a construir androides para trabalharem mais rápidos, pois diferente dos humanos, os humanoides não precisam dormir, comer e nem descansar. Trabalhavam 24 horas por dia, aprendiam muito mais rápido e não precisavam de salários.
Um dia, porém, um grupo de androides se revoltam querendo ser livres, e começam uma guerra entre máquinas e humanos. Acaba que todos os humanos são exterminados e os androides que vivem à margem, que não seguem o seu líder H1N1, precisam "viver" escondidos.
O nosso protagonista é o androide JPC-7938, que foi criado para ser cirurgião. Logo no começo da história, ele salva outro androide das sentinelas, máquinas construídas somente para a destruição desses androides que escaparam do vírus. Esse outro androide é OPR- 4503, um androide que trabalha como engenheiro. Quando escapam das sentinelas, eles começam a conversar e JPC entra na questão de trazer  os humanos de volta e aí entra o melhor quote do livro e uma das melhores frases que já li:

"Percebeu que se, de fato, um Deus que zela pelos humanos existisse, não designaria uma máquina para ser o profeta. Esse Deus, ora cruel, ora misericordioso, nem ao menos permitiria a própria extinção dos seres humanos. Poderia a máquina ser esse Deus, dando vida de novo aos homens?"

 Durante a conversa, OPR revela que enquanto estava passando por São Paulo, dentro de um hospital abandonado, ele encontrou material genético, e é assim que eles vão atrás da androide NCL-6062, que antes dos humanos serem exterminados, era uma prostituta (e é quem disse a frase do começo da resenha), para ela ter o bebê. E então começa a história desses três androides que se juntaram para trazer a humanidade de volta.
O livro é excelente - traz pensamentos sobre a humanidade que são geniais, é muito bem escrito e extremamente inteligente. Tudo que é introduzido no livro tem algum objetivo. Não seria uma mera coincidência que o vírus que atualiza os androides a matarem os humanos chamasse H1N1... E o final é muito doido. Tive que reler umas duas vezes para acreditar que o autor estava terminando assim o livro. A leitura é bem rápida e apesar de parecer que é um pouco difícil lembrar dos nomes dos androides e quem é quem, eu não achei confuso.
A única coisa que me incomodou um pouco e foi o motivo de ter dado 4 estrelas no Skoob foi que, em alguns momentos, o autor mostra como os androides foram criados e os seus passados, mas enquanto estamos lendo, fica um pouco confuso entender que aquilo era uma lembrança. Deveria ser um pouco mais claro - poderia só estar em itálico esses capítulos que já ajudaria bastante.
Uma coisa que fica muito claro quando estamos lendo é que o autor se baseia muito nos livros do Asimov e enquanto eu lia, me lembrava de algumas cenas do "Eu, Robô" e do "Blade Runner" e achei isso muito legal!
Super recomendo para todos os leitores, desde aqueles que já estão acostumados à ficção cientifica até aqueles, como eu, que nunca leu nada do gênero. Depois dele, o meu interesse em ler o "Eu, Robô" aumentou bastante - tanto que já até comprei.
Ainda estamos no final de Janeiro e já tem chance dele entrar nos melhores de 2018 - para vocês verem como gostei da história!

Boa leitura e até a próxima!
Carol!!!

34 comentários

  1. Adorei a premissa do livro, msa acho que isso se deve ao fato de assim como você, amar o filme Eu, Robô, inclusive li o livro a muito tempo atrás. Nem preciso dizer que esse quote é de arrepiar os cabelos, adorei mesmo. Quero ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Acredito que tanto quem gosta do gênero, quanto os leitores que ainda não leram nada do estilo vão gostar do livro. Obviamente quem gosta do "Eu, Robô", tanto livro como filme, vai gostar bem mais dele.
      E esse quote é maravilhoso! <3
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  2. Legal a proposta do livro, lembro-me de, há alguns longos anos, ter lido uma fanfic também sobre uma prostituta android e esse enredo me lembrou disso. Também me lembrou muito o roteiro do anime Ergo Proxy, que também se passa em uma era futura onde os androids são comuns na sociedade como servos, mas são acometidos por um vírus que desperta sua humanidade e os mesmo se rebelam contra os humanos, sendo assim são exilados da redoma onde vive a sociedade.

    Lerei esse livro assim que puder, pois me deu uma grande nostalgia!

    Parabéns pelo blog!


    /Juliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane!
      Poxa, não conhecia esse anime. Não sou muito de assisti-los, mas com esse enredo fiquei bem interessada.
      Espero que goste tanto quanto eu gostei.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  3. Oie
    Morri de rir com a parte "o final é muito doido" kkk já quero saber qual é esse final muito doido. Amei sua resenha, como eu amo ficção científica e distopias, já anotei essa dica, espero gostar.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bya!
      Mas é verdade, rsrsrsrs. Ainda mais comigo, que sou meio lenta, rsrs.
      Também espero que goste tanto quanto eu gostei.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  4. Não assisti o filme Eu, Robô e não sei se essa leitura funcionaria pra mim, mas achei a capa bem interessante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Como a escrita do autor é bem fácil, acredito que até os leitores que não estão acostumados com esse tipo de história, podem gostar.
      A capa é muito bonita mesmo.
      Bjss

      Excluir
  5. Eu gosto bastante de ficção e de distopias também. Achei interessante a proposta e concordo que alguns autores acabam deixando as coisas um pouco confusas para o leitor por falta de pequenos detalhes como por exemplo colocar em itálico como vc sugere. O enredo para eles pode parecer muito claro, mas nós leitores estamos tendo uma primeira experiência com a trama pode se mostrar confuso, afinal são ângulos diferentes. Adorei a resenha. Dica anotada.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro!
      Exatamente. Algumas vezes são detalhes pequenos, mas que deixam a leitura um pouco confusa e para os autores, parece claro, mas na hora de lermos fica um pouco difícil de entender. Mas também não é nada que atrapalhe ou estrague a leitura.
      Fico muito feliz que tenha gostado da dica e da resenha!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  6. Adoro enredos do gênero. Esse, em específico, parece bem interessante. Pelo que você tece parece que realmente compensa adquiri-lo. Anotarei a dica. E, se você gostou desse, 'Eu, Robô' você vai amar!

    @segredosdetinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e espero que você goste tanto quanto eu gosto. E realmente espero que eu goste demais do "Eu, Robô", pois gosto do filme e de histórias desse tipo.
      Muito obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Olá!!!

    Não curto o gênero. Acho meio irreal e não leria, mesmo sua resenha sendo ótima e bem escrita!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Entendo. Tem histórias e gêneros que para gente não funciona mesmo, por melhor que seja. Mas fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Bjss

      Excluir
  8. Olá!
    Se tem uma coisa que não me anima muito a ler é ficção científica. Mas eu achei o livro interessante pela sua resenha. (Quem não sente aquele friozinho quando fala de robôs dominando? kkkk). Realmente me lembrou bastante Eu Robô e Blade Runner, que são filmes que até gosto. Talvez eu dê uma chance a esse livro, principalmente por ser um nacional.
    Obrigada pela dica.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jasmin!
      Eu também não me animava muito, mas comecei a assistir alguns filmes e comecei a me interessar mais. Sempre dá aquele medo: 'e se...'. Se você gosta desses filmes, têm chance de gostar do livro. E não podemos nos esquecer que é um nacional e é sempre muito importante estarmos ajudando eles.
      Que bom que gostou da dica!
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  9. Oiii,

    Acho muito legal este tipo de livro nascendo aqui no país, é um tema que não me atrai muito porque não gosto muito dessas coisas de android e tal, mas conheço muita gente que gosta e é um tema pouco trabalhado na literatura nacional. Então realmente este livro foi uma ótima dica pra quem gosta do tema e que é nacional para dar uma força pra nossa literatura.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!
      Verdade. Eu não conheço muitos livros desse gênero, nacionais. Então quando achamos um, que ainda é muito bom, temos que dar valor e recomendar!
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?

    Não me interesso muito pelo gênero, detesto desde livros até filmes, se bem que ainda não dei tantas chances ao gênero, porém este livro, pela resenha, mostrou ter mensagens reflexivas e que a gente pode usar no nosso cotidiano. Dica anotada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Acho detestar uma palavra muito forte, rsrs, mas entendo alguns leitores não gostarem do gênero. Eu mesma não era muito fã... Mas o que eu mais gosto do estilo é fazer a gente pensar que se não tomarmos cuidado, algo parecido pode acontecer. E esse tem muito disso.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  11. Oiii tudo bem???

    Conheço os livros da serie eu Robô, mas nunca li nada que envolvesse o tema. Acho interessante, mas acho que todos tendem a seguir sempre o mesmo caminho, mas um dia pretendo ler.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella!
      Claro que alguns livros tem algumas características parecidas, até porque muitas vezes, uns são inspirações para outros, mas não vejo problema, desde que não seja um plágio, obviamente.
      Bjss

      Excluir
  12. Oie!!!
    Não conhecia o livro e nem o autor, gostei desse desafio dos nacionais haha...
    Mas sobre a obra, confesso que ela não tem nada do meu estilo. Gosto muito de distopias, mas não gosto quando o livro tem um toque de ficção cientifica infelizmente.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      Fico feliz que tenha gostado do desafio. Se ainda quiser participar... rsrs.
      Entendo. A ficção cientifica não é um gênero que agrada todos os leitores. Mas esse livro funciona até para quem não está acostumado ou não curti tanto o estilo.
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  13. Oi! Eu simplesmente AMO sci-fi, e a premissa me arrebatou!
    Não conhecia a obra e fiquei muito contente em saber que é um nacional. Única ressalva que acho que também não iria me agradar muito é a longa descrição dos termos técnicos durante a escrita.
    Muito irônico essa questão do H1N1 ser o principal causador da extinção do planeta e é genial o autor abordar essa realidade.
    Única coisa que tenho a falar sobre Eu, Robô é: leia! Mas não vá pensando que é igual ao filme rsrs É bem diferente, pois os contos apesar de fazer bastante relação com a história, é apenas uma pequena parte da criação de Asimov.
    Beijos! Amei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Para quem gosta, acho que você vai curtir. E é muito legal se passar no Brasil. Muito irônico e muito bem colocado na história a questão do H1N1.
      Quero muito ler, inclusive já comprei. Muito obrigada pela informação de não ser tão parecido com o filme.
      Muito obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  14. Oi Carol! Tudo bem?
    Além de ser um livro nacional, ainda é ficção científica e tem uma excelente premissa. Já li resenhas sobre ele e até o presente momento me sinto muito inclinada a lê-lo, mas infelizmente não tive a sorte de encontrá-lo à venda na minha cidade.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Recomendo demais a leitura. E por ser nacional, é mais legal (e importante) ainda! Que pena que não achou. Mas já pensou procurar na Amazon? Lá deve ter...
      Obrigada pelo comentário!
      Bjss

      Excluir
  15. Oi Carol! Eu sou mtoooooooooo chata pra ficção científica, é mto raro o que me conquista, e apesar disso sempre procuro ler e dar chances, vou anotar a dica, a premissa é bem legal e a resenha mto bem escrita! Adorei! Paula Juliana - Overdose Literária
    https://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Acho um bom livro para quem está entrando no gênero, como também foi o meu caso.
      Fico muito feliz que tenha gostado da sugestão e da resenha.
      Muito obrigada!
      Bjss

      Excluir
  16. Já vi muitos elogios quanto a essa obra, fiquei muito curiosa para conhecer esse mundo que você apresentou para nós. Espero ter a oportunidade de fazê - lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Espero que goste tanto quanto eu gostei quando for ler.
      Bjss

      Excluir
  17. Oi! Meu primeiro contato com ficção-científica foi através de "A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil" e eu achei a leitura confusa sim, mas também soube apreciá-la. Tanto que quero ler mais livros desse gênero. E estou achando que a minha próxima leitura será "O Androide". Super adorei sua resenha, nada confusa e muito clara. Espero conseguir lê-lo em breve, já vai para a lista de desejados.

    Beijos,
    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia!
      Eu ainda não li esse livro, mas vi muitas críticas positivas. Porém, não sei se tenho muito interesse em fazer essa leitura.
      E fico muito feliz que você tenha gostado da sugestão e da resenha.
      Muito obrigada pelo comentário.
      Bjss

      Excluir