O Prazer de Ler - Projeto "Um Livro Por Dia" #3


"Lendo, somos cúmplices, coautores, temos a chance de criar, em nossa mente, aquilo que o autor tenta nos transmitir com palavras. Ler é, portanto, um exercício de liberdade quase tão amplo quando pensar. E é uma pena que nem todos nós sejamos capazes de fazer isso com prazer."

Esse é o terceiro livro do projeto "Um Livro por Dia", e por causa desse imenso amor que tenho pela literatura, escolhi um livro que fala exatamente dessa paixão.
Como teríamos que escolher alguns livros para esse projeto, achei uma boa escolha "O Prazer de Ler", da brasileira Heloisa Seixas, Editora Casa da Palavra.
Os três livros que escolhi são bem diferentes entre si, mas todos foram bem legais de se ler e, de uma forma ou outra, me ensinaram alguma coisa.
Aqui, a autora vai falar de tudo relacionado à literatura e aos livros. começando primeiramente pela diversão que é ler. 
Como ela cita logo no primeiro parágrafo: "Segundo o escritor Ruy Castro, ler é a segunda melhor coisa do mundo. A primeira, diz ele, é escrever...". Cita inclusive HP, pois ela diz  - e eu concordo -, qualquer livro é melhor que nenhum. 
Depois passa para o livro amado, que todos nós, leitores, temos.
Vai citar livros de terror e suspense - que por muitos são considerados literatura inferior, o que é uma grande besteira - e os livros de romance.
Fala das obras-primas que poucos leram, que seria os clássicos, e das crônicas que aqui no Brasil sempre tiveram muita força. Vários dos grandes escritores brasileiros, antes, foram cronistas, ou ainda são.
Os melhores capítulos são os que ela fala das livrarias, bibliotecas e sebos, separados em três capítulos excelentes!  
E por fim, vai falar dos livros que ela levaria para uma ilha deserta. No total, ela listou 68 títulos - só não sei como ela levaria tudo isso, rsrs -, divididos em literatura americana e inglesa, francesa, brasileira e portuguesa e outras - russas, espanholas, alemães, etc.
Esse é um ótimo livro para os fãs da literatura - e também um ótimo presente!

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

Um comentário

  1. Eu amei essa campanha de um livro por dia... Eu queria muito embarcar mas não consigo parar um dia pra me dedicar em ler, faço muitas coisas ao mesmo tempo. De qualquer forma amei a ideia <3

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir