A Festa de Babette - Projeto "Um Livro Por Dia" #1


"Pobre?", disse Babette. Sorriu para si mesma ao ouvir isso. "Não, nunca vou ser pobre. Já lhes disse que sou uma grande artista. Uma grande artista, madames, nunca é pobre. Temos algo, madames, a respeito do qual as outras pessoas não fazem a menor ideia."

O primeiro livro do projeto "Um Livro Por Dia" será "A Festa de Babette" da dinamarquesa Karen Blixen (Ed. Cosac Naify).
Eu conheci a história por causa do filme de 1989 - que inclusive levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Assisti já faz alguns anos, mas lembro que tinha gostado bastante. Apareceu até numa lista nossa de três anos atrás sobre "Viagem ao Mundo em Quinze Filmes".
Como teria que escolher três livros para ler em um dia, decidi colocar logo esse e ver se o conto era tão bom quanto o filme. E, posso afirmar sem dúvidas, de que é tão bonito e belo como o longa. Até melhor, como é na maioria das vezes, quando falamos de adaptações literárias.
A história vai se passar em volta de Babette, uma francesa que fugiu do seu país e vai parar na casa de duas puritanas norueguesas por recomendação de um amigo dela. Ela procura abrigo em troca de serviços domésticos de graça. Um dia, Babette acorda com sorte e recebe uma carta vinda da França, dizendo que ela ganhou um bilhete premiado da loteria. Como retribuição e agradecimento às irmãs, ela prepara um jantar para a comunidade local com os mais refinados ingredientes franceses em homenagem ao pai das suas anfitriãs. A partir desse banquete, grandes mudanças ocorrerão no pequeno vilarejo.
O conto é lindo, belo e simples. Dá facilmente para se ler num dia só e merece ser lido. Não sei se muitas pessoas conhecem ele ou a autora, mas tenho certeza que vão gostar.
Recomendo muito também o filme, que é uma ótima adaptação, com atuações impecáveis.

Até a próxima e boa leitura!
Carol!!!

Nenhum comentário