Noite e Dia, Dia e Noite


"Você se ajusta à rotina porque, de maneira geral, é uma rotina agradável. E tende a esquecer a razão de estar metida nela. Você tem o hábito feminino de dar excessiva importância ao detalhe. Você não vê quando as coisas são importantes e quando não são. E é isso a ruína de todas essas organizações. É por isso que as sufragistas nunca conseguiram nada todos esses anos. De que serve realizar quermesses e reuniões a portas fechadas? Você precisa de ideias, Mary. Agarra-se a alguma coisa de grande. Não se importe em errar, mas não se perca em ninharias. Por que não abandona tudo por um ano, e viaja? Veja algo do mundo. Não se contente em viver toda a sua vida com meia dúzia de pessoas numa enseada. "

 O que dizer desta mulher, da qual me tornei fã? Adoro como ela escreve, adoro como ela questiona, adoro vê-la num século atrás, numa sociedade moralista, machista, conservadora, colocando a mulher como foco, personagem principal e, acima de tudo, forte em sua essência.
"Noite e Dia", segundo livro de Virginia Woolf, Editora Novo Século, publicado em 1919. Experimentalista por excelência, o livro atira o leitor dentro de uma sociedade, seus costumes, sua linguagem, num jogo de poder e contestação. Trata-se de uma trama de amor entre Katherine Hilbery e Ralph Denham, advogado, intelectual e burguês. O enredo se desenrola num estilo ao mesmo tempo, sólido e puro, e segue uma linhagem da tradição inglesa de grandes novelistas como Jane Austen, Charlotte Brontë e George Eliot. Os personagens são puro deleite, num romance belo e elegante em que Virginia Woolf experimenta o tradicional.
"Noite e Dia" é conhecido como o livro mais simples de Virginia Woolf. É um romance sobre os valores do casamento e a necessidade de liberdade de uma mulher. Katharine Hilbery está de casamento marcado, mas se mostra pouco preocupada com o compromisso que se aproxima. Ralph Denham é maduro e romanticamente apaixonado. Temos ainda no desenrolar da história, uma família inglesa adoradora de literatura, uma bela casa, festas, a tradicional reunião para o chá da tarde e outras coisas a mais que acontecem noite e dia em uma Londres clássica. O romance se desenrola de acordo com o impulso e a razão de Katharine, misturados, em alguns momentos, com sua sabedoria. A personagem foi inspirada na irmã de Virginia Woolf, Vanessa Bell. 
Apesar da críticas ruins, Virginia Woolf é muito sagaz com esse romance, fazendo do simples, o belo, da rotina, a aventura. Os personagens dançam confortáveis entre as amarguras da vida. Eles revelam uma característica de sempre optar por encarar o problema, por resolver a situação de acordo com os seus impulsos. 
A crítica não gostou. E.M. Forster (1879-1970) e Katherine Mansfield (1888-1923) odiaram. Mas Forster, amigo, foi elegante e discreto. Disse que o livro não era melhor que “The Voyage Out”, - Forster mais tarde, ficou chateado com algumas críticas ferinas de Virginia. Mansfield foi dura: “Noite e Dia era uma mentira da alma, falava sobre esnobismo intelectual. O livro dela fede a isso - mas não posso dizê-lo. É muito longo e cansativo”. Virginia, que não sabia assimilar criticas, ficou abalada.
Recomendo muito o livro, apesar de volumoso (640 páginas). Valeu cada segundo de minhas noites literárias!

Cláudia Trigo

Um comentário

  1. Haha as 640 páginas me preocupam um pouco porque ando sem tempo, mas com certeza a premissa me atrai. Vou ler assim que possível, mas com calma e entre outras leituras =]

    ❥Blog:Gordices Literárias

    ResponderExcluir