O SilĂȘncio dos Sentimentos


"Ela tem um modo econĂŽmico de ser - fĂ­sica e emocionalmente - que sempre o atraiu. Seu autocontrole raramente a abandona. É uma mulher que tem domĂ­nio de qualquer situação. E mesmo depois de tantos anos, ele sente que mal a conhece, que nĂŁo consegue entender por completo o que hĂĄ sob a superfĂ­cie. Como uma força em sua vida, Jodi Ă© refinada, uma virtuose que o trabalha artisticamente, enquanto Natasha se liga diretamente a seu cĂ©rebro primitivo. Se Jodi Ă© para cima, Natasha Ă© para baixo. Se Jodi Ă© um suave aclive, Natasha Ă© uma queda de dez andares."

Ouvi inĂșmeras criticas ruins sobre o livro, e sabe quando bate aquele arrependimento? E agora, serĂĄ que consegui entre tantos, escolher o livro errado?
Pois foi esse sentimento que despertou em mim quando li algumas postagens sobre "A Mulher Silenciosa", de A. S. A. Harrison, Editora IntrĂ­nseca.
Com certeza, nĂŁo Ă© "O" livro, mas tem seus mĂ©ritos. Achei a histĂłria bem construĂ­da - NÃO! dĂĄ para comparar com Garota Exemplar, por favor!
Acho que quando vocĂȘ compara histĂłrias, acaba sacrificando uma delas. As pessoas chegam cheias de expectativas por acharem que vĂŁo ter um dĂ©jĂ -vu de uma outra histĂłria, e acaba comprometendo todo o contexto do livro, e este perde seu valor!
Esquecem! NÃO Ă© Garota Exemplar. Por sinal, sĂŁo personagens bem distintas. NĂŁo irei entrar em detalhes para nĂŁo dar spoiler, mas nem sempre certas atitudes querem atingir o mesmo ideal. VocĂȘ ter certas semelhanças com alguĂ©m nĂŁo significa que suas intençÔes sejam iguais as delas.
Poderia entrar aqui na desconstrução das duas personagens (Amy Dunne - Garota Exemplar e Jodi Brett - A Mulher Silenciosa) e fazer uma anĂĄlise profunda de cada personalidade, de cada atitude e seus por quĂȘs, mas esse nĂŁo Ă© o caso aqui. NĂŁo por hora (mas seria bem legal!).
Aqui, agora, vamos esquecer Garota Exemplar e resenhar A Mulher Silenciosa, que vai nos contar a histĂłria de Jodi e Todd, um casal que levam uma vida aparentemente invejĂĄvel. Empreiteiro bem-sucedido, Todd pode arcar com alguns luxos, como um belo apartamento com uma vista deslumbrante para um lago, um Porsche (dele) e um Audi (dela) na garagem, enquanto Jodi, que Ă© psicoterapeuta, atende apenas dois clientes por dia e tem tempo de sobra para sessĂ”es de pilates, as aulas de arranjos florais e o preparo das refeiçÔes gourmet de que tanto gosta. NĂŁo Ă© uma vida muito emocionante, mas, depois de terem se conhecido por acaso em um acidente de trĂąnsito vinte anos antes, eles continuam juntos, ainda que nĂŁo oficialmente casados.
Por trĂĄs dessa fachada de tranquilidade, porĂ©m, o relacionamento dos dois estĂĄ prestes a ruir. Todd trai a esposa com frequĂȘncia, e Jodi sabe disso. E ele sabe que ela sabe. Ela Ă© a esposa silenciosa, preparada para tolerar as traiçÔes do marido com o intuito de manter as aparĂȘncias. AtĂ© que o Ășltimo caso de Todd - com a filha de seu melhor amigo - torna-se mais que uma pequena aventura e ele anuncia que estĂĄ saindo de casa.
A autora retrata de maneira pungente a desintegração de um casamento e todas as suas consequĂȘncias e frustraçÔes. A angĂșstia do que estar por vir e a negação da situação.
É uma análise profunda de um "casamento" e tudo que vem com esse contrato.
Recomendo!

ClĂĄu Trigo

Nenhum comentĂĄrio