Jogos Vorazes X Divergente

Já ouvi falarem muita bobagem a respeito de Divergente, que é uma cópia de Jogos Vorazes, etc, etc, e tal. Tudo baboseiras. Sei disso por que li as duas trilogias, e a principio pode até parecer, mas pode ter certeza que são histórias completamente diferentes.
Então decidi escrever esse texto para mostrar suas diferenças, tanto nos livros quanto nos filmes. Vamos parar de enrolação e ir ao que interessa.
Apesar de ambos serem uma trilogia e distopias, são enredos diferentes. Começamos com Jogos Vorazes. Foi lançado primeiro que a saga de Veronica Roth, e de seus três livros, o meu preferido é o Em Chamas, talvez por ter mais ação, ou não. O terceiro talvez seja um pouco mais triste, mas não concordo com o final. Sou estranha, eu sei. Uma coisa que talvez tenha me incomodado, seja que todos os livros são só focados na Katniss, a personagem principal. Diferente de Divergente que desde o primeiro já começa cheio de ação, e adoro livros assim. E o primeiro e segundo livros de Roth, também são só focados na personagem principal, Tris. Mas no último, já temos capítulos divididos entre ela e Quatro (ou Tobias), e achei isso fantástico. Entre os livros, gosto mais da distopia lançada mais recentemente, ou seja, o da Veronica.
Mas em relação aos filmes, minha opinião já muda, pois Hunger Games já teve dois filmes lançados, e agora no final do ano teremos a primeira parte do ultimo filme. E posso garantir para quem não leu, que os filmes não tiraram absolutamente nada. Os filmes são perfeitos, e as atuações brilhantes. e com Divergente é diferente. Temos só o primeiro lançado até agora. O trailer do segundo sai agora no final do ano, e o filme já não é tão bom. Deixaram várias coisas em branco, sem uma explicação muito boa. Ambos terão seus últimos filmes divididos em duas partes. Fazem qualquer coisa para ganhar dinheiro!
Em questão às personagens, gosto das duas, mas vou puxar mais saco da Tris, pois gosto mais de suas características. Já os personagens masculinos... Sou time Gale. Sem dúvida. Acho o Peeta muito lerdo, não consegue fazer nada sozinho. Isso me deixa com muita raiva dele. Já o Tobias (Quatro), AMO ele. Não tem outra palavra para caracterizar ele, se não perfeição. Só tenho isso a dizer.
Focando agora nos atores... Já faz um tempo que Jennifer Lawrence está nos holofotes de Hollywood, e gosto muito dela. E não foi só depois que saiu os filmes, pois já tinha assistidos filmes menos conhecidos dela, antes de ficar famosa, e já gostava dela. Acho ela uma figura. Já os homens, gosto tanto do Josh Hutcherson quanto do Liam Hemsworth, também antes dos filmes. Bons atores, quem nunca assistiu ABC do Amor, ou Ponte para Terabítia, filmes maravilhosos, principalmente esse ultimo. A Shailene Woodley, só fui conhecer ela agora, nesse filme e na Culpa é das Estrelas, que já falamos aqui dele. Gosto dela, mas como atriz acho que tem algumas coisas ainda a aprender. Já como pessoa, acho muito inteligente, com opiniões fortíssimas. O Theo James, não tenho muito o que falar, seu primeiro filme! Mas que foi com uma brilhante atuação.
E por último, mas não menos importante, as autoras desses livros fantásticos. A Suzanne Collins (JV), não é muito de aparecer nas redes sociais, e talvez por isso, para mim, apareça meio arrogante. A Veronica Roth já é mais de aparecer a todo momento, falando com seus fãs e sobre suas idéias. Isso faz com que seus leitores se aproximem mais, gostem mais dela.
Enfim. apesar de gostar um pouco mais de Divergente, não que dizer q JV é ruim, ou qualquer outra coisa. Todos são muito bons, e para quem ainda não leu, leia os dois, vale apena.
Para finalizar, enredos parecidos, histórias diferentes. Não confundam as coisas.
E você, já leu algum, gostou, o que acha? Comenta aqui para sabermos suas opiniões.

Carol

4 comentários

  1. Até agora, não li Divergente. Não é falta de vontade, é falta de dinheiro mesmo. Também sou time Gale pelo mesmo motivo. Nada contra o Peeta, mas ele parece ser a donzela indefesa da relação. Não vi o filme de Divergente. Quero ter a chance de ler os livros antes. Em chamas também é meu favorito e também não curti muito o final de A esperança (e nem desse nome. Convenhamos que de esperança não tem nada)
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Divergente, é muito bom, até o acho melhor... Sempre serei time Gale, o Peeta é exatamente o que você disse, fico feliz de ter achado alguém que goste dele, rsrsrsrs. O filme de Divergente é bom, mas não chega nem aos pés dos livros. Aquele final da Esperança não rolou. Obrigada!!
      Beijos, Carol!!

      Excluir
  2. Muito bom o post. Eu até que estava querendo ler Divergente, mas li um spoiler de Insurgente que matou completamente minha vontade de ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Quando li a trilogia também já tinha recebido esse spoiler. Mas mesmo assim tente, pois vale muito...

      Excluir